sábado, 17 de setembro de 2011

Pauta

Alunos desinteressados contam com forte aliado: a tecnologia


A ideia da reportagem é mostrar como cresceu o número de crianças e jovens conectados a internet. Como se aponta como grande aliado no ensino, em atingir maior rapidez e maior aproximação com os acontecimentos. Daí como os aparelhos conectados deixaram de ser trambolhos enormes para cada vez mais portátil. Estes serão os personagens desta estória que mostrará os alunos desinteressados: como mudaram suas formas de escapar da escola e quais são suas escolhas hoje em dia para quando matam aula.
Acompanhando a deixa do fim da obrigatoriedade do fim da escrita cursiva nos Estados Unidos e certa perda de prioridade no Brasil de acordo com pesquisa focada em educadores(PUC-SP), que denota menor insistência por parte destes professores com alunos que têm dificuldade crônica em caligrafia. Daí desembocaria em toda conseqüência de não se ter um ensino bem embasado em escrever à mão e as conseqüências (deficiências cognitivas) de não passar pela fase de aprender e desenhar cada letra, saber quais sons e fonemas dão se uma emendada à outra.
Mostrar quando o projeto UCA começou, de onde a ideia partiu, como ele funciona, quais localidades serão beneficiadas e quais foram seus critérios de escolha. Daí daria o exemplo da Coreia do Sul que investe na educação através da tecnologia e faria um comparativo com o Brasil, que prefere fazer uso do dinheiro para construir presídios. Daria as porcentagens e colocações dos países no ranking mundial de educação.
Outro fator importante é mostrar o corpo docente das escolas, se estão preparados a não só manusear como guiar seus alunos. Aí entrariam os professores: se eles têm condições para usar a máquina como instrumento para dar aula; se não, como o governo deve ajudar com cursos de capacitação a fim de torná-los aptos a guiar através desse artifício.
Após consultar sociólogo a fim de saber mais sobre essa mudança dos alunos dispersos e atividades para divertimento pessoal e automaticamente burlar o funcionamento das salas de aula; breve passeio em como é a interferência nas universidades. Entrevistar alguém que esteja dentro da estória: pais de criança que faz muito uso de aparelhos eletrônicos e descobrir seu rendimento escolar.


Fontes:
http://www.apropucsp.org.br/apropuc/index.php/reajuste-2005/4326-o-fim-da-letra-cursiva
http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/noticias/pesquisa-da-fgv-mostra-causas-da-evasao-escolar-no-pais
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/tecnologia+ajuda+ou+atrapalha+em+sala+de+aula/n1237990826732.html

















~PUTAQUEPARIU! A angústia me consumia na não realização da tarefa, que após terminá-la - minha primeira pauta à vera - seu ponto final teve gosto de ecstasy embaixo da minha língua! Tudo ficou bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário